Ações solidárias maristas: saiba como a PUCPR e a FTD Educação estão atuando na pandemia

Iniciativas buscam fornecer suporte para a comunidade diante do cenário da Covid-19

Seguindo os ensinamentos de Marcelino Champagnat , as frentes de missão do Grupo Marista e a FTD Educação estão buscando alternativas para, mesmo em meio a crise, levar conforto e atender às necessidades da comunidade. Com as medidas de isolamento se estendendo muito além das estimativas, alguns dos projetos que surgiram logo nos primeiros meses do isolamento já se encerram, porém, outros tantos ainda estão em andamento. Conheça algumas iniciativas:

PUCPR

A instituição promoveu, junto com parceiros, a Campanha SOS Vila Torres e promoveu a arrecadação de alimentos, itens de higiene pessoal e valores em dinheiro. As doações foram destinadas para 1.200 famílias da Vila Torres, que enfrentam dificuldades por causa da pandemia da Covid-19. Outras 900 famílias de alguns bairros da capital paranaense e região metropolitana também foram beneficiadas.

Mesmo atingindo a meta inicial, a Campanha continua já que as famílias ainda precisam de auxílio devido à pandemia. Como doações, o SOS Vila Torres está recebendo os seguintes itens: alimentos (principalmente cestas básicas), produtos de limpeza e de higiene. As entregas podem ser realizadas na Capela Nossa Senhora Aparecida, que fica na Rua Guabirotuba, 770, Vila Torres.

Pela Pró-Reitoria de Missão, Identidade e Extensão foi lançado o projeto “Profetas da esperança”: os jovens e a pandemia do novo coronavírus”, que durante as edições do bate-papo em dia,  realiza abordagens sobre o papel da juventude diante da pandemia do novo coronavírus. Mesmo os jovens não sendo do grupo de risco, a ideia é que dialoguem sobre como podem ajudar a sociedade nesse momento.

O tradicional ‘Café Filosófico’ da Pró-Reitoria também precisou ser adaptado para a realidade atual. Já sendo uma atividade consolidada do Instituto Ciência e Fé, está ocorrendo no formato online. Para acompanhar e conferir os vídeos clique aqui, e acompanhe o conteúdo que está gravado.

As startups da Hotmilk, que é o ecossistema de Inovação da PUCPR, estão adaptando seus trabalhos e incorporando novas atividades para ajudar a solucionar demandas decorrentes da pandemia. Atuando com impressão 3D de enxertos ósseos para animais, a Bioprint, por exemplo,  aproveitou sua tecnologia para ajudar na produção de máscara para hospitais. Já as empresas Imunova e GoGenetics, que trabalham com análises biológicas, biotecnologia e sequenciamento genético, estão produzindo kits rápidos para diagnóstico de pacientes doentes em até 15 minutos.  E a Cargon, empresa de logística digital, está apoiando caminhoneiros a encontrarem serviços ativos durante o período da pandemia.

Também integrante desse núcleo, a Human Robotics, que produz o Robios, um robô para autoatendimento, cedeu os mesmos para hospitais. Os robôs dão orientações e recomendações, fazem um primeiro diagnóstico e possibilitam um atendimento remoto por meio de telepresença.

Já a Escola de Negócio elaborou um guia rápido, com perguntas e respostas, orientando empresas e empresários (sobretudo de pequeno e médio porte) sobre como proceder durante a crise. O conteúdo abordou  gestão financeira e de pessoas, marketing/vendas, e operações, com informações de legislação, linhas de créditos disponíveis, dicas para atuação, entre outros. Além disso, a Escola também fez Webinars sobre os Impactos da Covid-19 na Economia.

Guia desenvolvido pela Escola de Negócios da PUCPR como forma de suporte às empresas em meio a crise

FTD Educação

Aproveitando a oportunidade de promover sinergia em seus canais digitais, a Editora realizou uma série de lives com a temática educacional. Além disso, deu suporte e direcionou seus esforços para campanhas de doações que ocorreram durante o período, como:

  • Solidariedade em Dobro – Arrecadação de doações de itens de primeira necessidade;
  • Sangue Marista – Participação da campanha de doação de sangue;
  • Conteúdo Aberto – Liberação de conteúdo aberto gratuito para as escolas;
  • Doações de livros na quarentena -Doação de livros para instituições (USE e Ir. Justino).